Matéria Orgânica – aquela que traz vida ao solo!
A matéria orgânica pode ser definida como todo material (contendo carbono) vivo ou morto presente na superfície, ou incorporado ao solo, nos mais diferentes estágios de decomposição, podendo ser de origem animal ou vegetal.
Isso acontece porque organismos vivos são formados por células e estas por proteínas, ácidos nucleicos, etc. Esses compostos contêm nutrientes como o nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), enxofre (S), ferro (Fe), entre outros. E durante sua decomposição, ocorre a transformação dos nutrientes que estão na forma orgânica, para a forma mineral, que é a forma predominantemente absorvida pelas plantas.
Um dos benefícios da matéria orgânica é o aumento da capacidade de troca de cátions do solo (CTC), que é principalmente importante no caso de solos arenosos e desequilibrados. Ou seja, ela “segura” os nutrientes no solo e reduz suas perdas por lixiviação, devido irrigações ou excesso de chuvas.
Pense em uma floresta. Nela, não são realizadas adubações com fertilizantes minerais, correto? Também não são empregadas técnicas modernas da agricultura de precisão. Apesar disso, as plantas crescem exuberantes e produtivas. Por que isso acontece?
Já pensou?
Isso mesmo! É a matéria orgânica. Ela contém os nutrientes necessários ao crescimento e produção vegetal e no solo passa por algumas transformações, deixando esses nutrientes disponíveis.
Agora imagine que se a matéria orgânica é capaz de sustentar uma floresta inteira, como a Amazônica por exemplo, que está em sua maior parte sobre solos ácidos e pobres, o que ela será capaz de fazer no sistema produtivo da sua propriedade rural?
A longo prazo, o aumento dos níveis de matéria orgânica vai reduzir a necessidade de adubação das suas plantas, ou seja, reduzirá seu custo de produção.
O LABSOLOS da SAVISKI & ROCHA realiza essa entre outras análises de solo e conta com orientação técnica especializada na área de correção do solo para o plantio.
Entre em contato e solicite um orçamento!